OPINIÃO

Maria Paula Fidalgo é formada em Psicologia e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde da UnB. Também é atriz, apresentadora, escritora, cronista e ativista social.

Maria Paula Fidalgo

A UnB iniciou o semestre com uma semana cheia de atividades especiais. Durante toda a semana, aulas magnas aconteceram em todo o campus para dar as boas-vindas aos novos alunos.

No dia 11 de agosto, no auditório Joaquim Nabuco, da Faculdade de Direito, a Articulação dos Povos Indígenas do País, a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras e Rurais Quilombolas e a Universidade de Brasília promoveram um ato em defesa dos povos indígenas e quilombolas.

No dia 8, tive a honra de participar da aula magna ministrada aos estudantes que acabaram de ingressar na Universidade e me encantei com os corações incendiados daqueles adolescentes tão cheios de sonhos e de energia para manifestá-los na vida real.

Muito emocionante ver aquele Centro Comunitário Athos Bulcão repleto de jovens prontos para conquistar o mundo.

Entrar na UnB não é coisa simples, a concorrência gigantesca fez daqueles calouros verdadeiros heróis em suas famílias, em seus círculos de amizades. São tantos os que tentam e tão poucos os que conseguem... De cara, logo ao subir ao palco, pela forma como eles me olhavam, pude perceber que tinha diante de mim uma plateia de grandes vencedores.

Ofereci a eles minha profunda admiração e arrisquei compartilhar algumas dicas de atitudes pessoais que, em minha própria trajetória, fizeram a diferença. Falei em dedicação e persistência, lembrei-os que muitas vezes as chances aparecem de repente, outras tantas demoram muito, mas seja qual for a hora em que elas se apresentem, cabe a eles estarem prontos para aproveitá-las.

Falei também sobre a importância da ética e das virtudes, nos meios acadêmicos, afinal, uma pessoa que não possui a consciência da responsabilidade que tem diante da sociedade, pode se tornar muito perigosa ao ter acesso à informação. Um excelente aluno sem escrúpulos se transforma em uma ameaça real à sua comunidade.

Terminei comentando sobre nosso momento atual, que reflete uma sociedade à beira do colapso e lembrando que cresce o poder da universidade na mesma medida em que cresce a corrupção. Pois, cada vez mais, cabe a nós, dentro das universidades, pensar o país e exercer liderança enquanto a maioria dos políticos segue perdida em jogos de poder e ganância desmedida.

_________________________________________________

Publicado originalmente no Correio Braziliense de 13/8/2017

ATENÇÃO
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor, expressa sua opinião sobre assuntos atuais e não representa a visão da Universidade de Brasília. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor