OPINIÃO

Clodo Ferreira é professor aposentado da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. Graduado em Publicidade e Jornalismo, mestre em Comunicação e doutor em História pela UnB. É compositor e autor do livro Comunicação e Música.

Clodo Ferreira

Quando fez a sua proposta curricular, a Faculdade de Comunicação sentiu a necessidade da criação de disciplinas optativas que abrissem novas perspectivas. Uma delas tive a oportunidade de propor. Assim, nasceu Comunicação e Música, matéria que atendia cinquenta alunos a cada semestre, o limite das vagas disponíveis.

O contato continuado com o tema levou à proposta de um método, uma maneira interessante de organizar os estudos que originou o triângulo interdisciplinar que ilumina o assunto. Acompanhada de práticas didáticas apropriadas, a disciplina foi oferecida por mais de uma década. Estimulado pela experiência bem-sucedida, o autor passou a escrever sobre o tema. O resultado está no livro publicado pela FAC/Livros para servir de apoio a quem tiver interesse na música popular que habita os meios de comunicação.

Para quem não conhece bem, a música popular parece não ter dimensão. É como um repertório gigantesco de canções, onde vamos selecionando aquelas que, seja por qual motivo, nos tocam. A falta de memória cultural é mais um motivo para que muitos tenham dificuldade de conhecer as músicas produzidas por artistas admiráveis.

Evidentemente, há inúmeras abordagens que podem ser feitas. Essa apresentada no livro é um passo inicial e fatalmente incompleto. A primeira parte do trabalho está intimamente ligada ao conteúdo discutido em sala de aula e, mesmo assim, cobre somente alguns momentos e personagens. Na verdade, essa trilha nunca vai ter um fim e seguirá sempre nas mais diferentes direções.

A segunda parte é composta de artigos publicados em diferentes livros acadêmicos e que se encontram reunidos pela primeira vez de forma conjunta. No final, há uma bibliografia que pode interessar a quem desejar avançar nos estudos.

O autor tem a convicção de que esta publicação nasceu da prática em sala de aula na Faculdade de Comunicação e no programa de pós-graduação do Departamento de Música, ambos na UnB. O livro tem o poder de manter por mais tempo a emoção de cada aula vivenciada, e de cada aluno ou aluna que descobriu o tesouro da música em sua relação com os meios de comunicação. É como um coroamento de um trabalho feito com satisfação e dedicação.

Entregar ao leitor uma proposta de estudo significa a vontade de não parar mais de ouvir, estudar e se deixar levar pela música que se encarnou através de seu vínculo com a comunicação e a história.

As canções podem ser mais do que uma audição agradável. São verdadeiros documentos afetivos de épocas. Para quem souber ouvir, a música conta a história, os desejos, as relações humanas e sociais.

O livro é publicado pela FAC/Livros e tem ainda uma versão ebook disponível para acesso pela internet (https://faclivros.wordpress.com). Como atividade de lançamento, há um show de lançamento no Clube do Choro de Brasília, no dia 1º de julho, quando o autor, que também é compositor e cantor, apresenta canções ligadas aos temas da publicação e faz um panorama de sua obra musical, hoje nacionalmente reconhecida.

Certamente, o assunto interessa às áreas de comunicação, música e história, mas também pode ser interessante para todas que, de alguma forma, estão ligadas à cultura e às humanidades.