ÓRGÃOS COLEGIADOS

Conselho Universitário ratifica decisão do CAD. Reunião oficializou, ainda, Maria Emília Walter como decana de Pesquisa e Inovação

Mesa do Conselho universitário com gráfico projetado na parede atrás da mesa mostrando o déficit orçamentário para o ano de 2017
Segundo documentos aprovados no Consuni, déficit orçamentário estimado será de R$ 105,6 milhões em 2017. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

O Conselho Universitário da UnB (Consuni) aprovou nesta sexta-feira (17) o orçamento para 2017, que já havia sido apresentado no Conselho de Administração (CAD). As áreas de manutenção e desenvolvimento do ensino foram as mais afetadas, com mais de 40% de redução, e os recursos próprios não financeiros – como os aluguéis – diminuíram cerca de 60%. O déficit estimado é de R$ 105,6 milhões para o exercício financeiro.

A decana de Planejamento e Orçamento, Denise Imbroisi, que fez a apresentação do plano orçamentário, explicou que a UnB irá se esforçar para conseguir recomposição dos recursos perdidos. “Buscaremos captação de valores e alternativas de redução de despesas para equilibrar nosso orçamento”, afirmou. “É preciso que a comunidade tome ciência da nossa situação orçamentária, por isso é importante essa discussão”, destacou a reitora Márcia Abrahão.

O assunto foi amplamente abordado pelos presentes. A administração da Universidade recebeu sugestões para melhoria da gestão e utilização dos recursos. “Estamos estudando como outras universidades trabalham o orçamento, os prós e contras de cada método e pretendemos extrair o que há de melhor nisso”, afirmou Denise, em resposta à apresentação do modelo de compras da UFMG feita pelo professor Fernando Paulino, diretor da Faculdade de Comunicação.

DELIBERAÇÕES – Na 439ª reunião do Consuni, também foram aprovados o nome de Maria Emília Walter para liderar o recém-criado Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI), e as indicações de diretores para órgãos complementares, como o Centro de Informática (CPD), a Fazenda Água Limpa (FAL) e o Hospital Universitário (HUB). A composição do conselho editorial da Editora da Universidade de Brasília também foi homologada. “Avançamos, nessa reunião, em algumas pautas substanciais. A aprovação do Conselho Editorial irá permitir que muitas decisões que estavam suspensas possam ser tomadas”, disse a reitora Márcia Abrahão.

Membros do Consuni votam durante a 439ª reunião, que aconteceu no auditório Joaquim Nabuco, da Faculdade de Direito. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Por unanimidade, foi aprovada a concessão de título de doutor Honoris Causa ao professor Evgeny Khukhro, proposta pelo Instituto de Ciências Exatas. O russo é estudioso da matemática, na área da teoria de grupos.

Também por unanimidade, a professora Maria Stela Grossi Porto, professora aposentada vinculada ao Departamento de Sociologia, teve aprovada sua indicação ao título de Professora Emérita.

INFORMES – Márcia Abrahão informou aos membros do Consuni que, após o feriado de Carnaval, ela e o vice-reitor, Enrique Huelva, irão, juntamente com representantes de áreas técnicas, iniciar visitas às unidades acadêmicas para identificar necessidades peculiares a cada uma.

A reitora explicou ainda que, por força de um parecer da AGU a respeito da nova orientação do Supremo Tribunal Federal sobre greves, a administração não poderá mais fazer acordos com grevistas que consistam em reposição integral do trabalho e de, pelo menos, 50% das horas perdidas.

A mesa informou que a comissão de flexibilização aprovada no CAD marcou sua primeira reunião para o início de março. As unidades que tiverem dúvidas devem encaminhá-las ao Decanato de Gestão de Pessoas (DGP) e à comissão.

A maioria dos conselheiros que pediram a palavra durante a reunião elogiou as ações que a Prefeitura do Campus (PRC) tem desenvolvido, com destaque à revitalização dos espaços que o órgão promove antes do início dos semestres letivos. Algumas manifestações também pediram atenção aos funcionários terceirizados da Universidade e a suas condições de trabalho.